Rede Favela Sustentável lança no próximo sábado a exposição inédita ‘Memória Climática das Favelas’ no Museu da Maré, em evento aberto ao público
Neste sábado (3), das 14h às 17h, a Rede Favela Sustentável realiza o lançamento da exposição completa Memória Climática das Favelas no Museu da Maré. O evento é gratuito e aberto ao público.
A exposição é fruto de um processo coletivo que reuniu 1.145 testemunhos de 382 participantes em rodas de conversa realizadas ao longo de 2023 e 2024, em dez favelas do Rio de Janeiro.
A mostra apresenta depoimentos e dados históricos inéditos sobre a relação afetiva e ambiental dessas comunidades com o clima e a natureza. Uma linha do tempo com 60 marcos registra acontecimentos significativos da história climática das favelas cariocas, destacando a vivência cotidiana frente aos impactos das mudanças climáticas.
A participação da AMASCO (Associação de Moradores e Amigos de São Conrado) no evento reforça a importância da colaboração entre comunidades de favelas e bairros do entorno, como São Conrado, frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas — que não respeitam fronteiras geográficas nem sociais.