No dia 19 de maio de 2004 a Associação dos Moradores e Amigos de São Conrado, AMASCO, celebrou 23 anos de existência.

 

A Associação foi fundada em 1981 por um grupo de moradores, com apoio dos hotéis e comércio de São Conrado, todos igualmente preocupados com os muitos problemas de segurança do bairro, pois na época a área era coberta pelo 2o BPM de Botafogo, que era muito distante.

 

O campo de atuação da Associação cresceu e ela logo se tornou um elo vital entre a comunidade e os órgãos públicos que prestam serviços em São Conrado, tanto da área municipal como estadual.

 

Com a criação do 23º BPM em Leblon, em 1987, e as melhorias no policiamento do bairro, mais energia podia ser direcionada aos outros problemas crescentes como o da vala negra, orla, posto de salvamento, iluminação da Auto Estrada Lagoa/Barra e dos Túneis Dois Irmãos, Joá e São Conrado, construção de caixa de contenção de esgotos sólidos da Rocinha, pela Prefeitura, para regularização do fluxo do canal da Av. Aquarela do Brasil, canalização (obra em curso) do esgoto da Rocinha, que deixará no futuro de passar a céu aberto pelo Canal da Av. Aquarela do Brasil, duplicação da linha de bombeamento de esgotos da estação da CEDAE, pela Av. Niemeyer, sinalização e modificações do trânsito no bairro, iluminação, pintura, manutenção e segurança da passagem subterrânea sob a Auto-Estrada Lagoa Barra, substituição da ponte de metal sobre o canal da Av.Alm. Álvaro Alberto, entre o Fashion Mall e Village São Conrado, iluminação noturna para a praia de São Conrado, recuperação do Bairro com obras da GEO-RIO.

 

Uma das mais importantes conquistas da Associação foi a construção da divisória da Auto Estrada Lagoa Barra, que foi reivindicada após mais um terrível acidente que resultou em mais quatro mortes em fevereiro de 1993, ocasião em que a AMASCO enviou um dossiê colorido ao então Prefeito César Maia, que prontamente acatou o pedido. Soluções para eliminar a chaga de ser agora bairro de passagem, com o trânsito sempre congestionado, só seriam alcançadas com a duplicação da Av. Niemeyer ou do Túnel Dois Irmãos e com a expansão do transporte de massa para a Barra da Tijuca.

 

Orgulhosa de que 1/3 da área de São Conrado é permanentemente preservada pelo verde do Gávea Golf Club, a Associação também é muito atuante na preservação do meio ambiente, tendo conseguido o plantio de árvores no talude entre a Estrada Lagoa/Barra e a Estrada da Gávea, sempre cobrando da Fundação Parques e Jardins que seus serviços sejam executados no bairro, tanto no replantio das árvores da orla marítima como na poda das árvores nos logradouros públicos.

 

Ainda hoje muitas lutas da AMASCO têm relação com a defesa dos preceitos estabelecidos no P.E.U (Projeto de Estruturação Urbana) em cuja formulação a AMASCO participou, a convite da Prefeitura, em 1988.

 

No momento atual a Associação está acompanhando o início das obras do projeto de construção da galeria de cintura da praia de São Conrado e da Estação de Tratamento de Esgotos da Rocinha, que estão sendo implementadas pela SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.

 

SÃO CONRADO POSSUI :

51 EDIFICIOS

500 CASAS, APROXIMADAMENTE

3000 APARTAMENTOS APROXIMADAMENTE

15.000 MORADORES APROXIMADAMENTE

1 ESCOLA MUNICIPAL

4 ESCOLAS PARTICULARES

1 ACADEMIA DE GINASTICA

1 ACADEMIA DE BALLETT

1 HOTEL 5 ESTRELAS

1 SHOPPING

1 IGREJA CATÓLICA

3 TUNEIS

+ A AUTO ESTRADA LAGOA BARRA (VIA DE PASSAGEM)

+ CHURRACARIA, AGENCIAS DE AUTOMOVEIS, BARES, E OS MAIS VARIADOS

TIPOS DE COMERCIO.